História
Valorizar o passado, consolidar o presente e garantir o futuro
Em 1962, José Alves decidiu fundar um atacado de secos e molhados, pois chegou à conclusão que tinha que partir para um ramo que pudesse ser grande o suficiente para atender à qualidade de vida, que pretendia proporcionar para sua família.
As pretensões eram de ser uma empresa nacional, que ficaram externadas no nome e na marca registrada “Casas Alô Brasil”. Naquele mesmo ano, foi aberto um depósito na rua Benjamim de Oliveira no Brás e depois outro na capital paulista na altura do número 1.656 da Avenida do Estado. O negócio cresceu e no ano seguinte, em 1963 a Alô Brasil chegava a Goiânia(GO), e, em 1966, foi a vez de Maringá (PR).
Em 1969, Seu Nendo inova e inaugura a primeira bimarca do setor atacadista no no Brasil: nascia a Casas Uberlândia, com o objetivo de cobrir os espaços deixados pelas Casas Alô Brasil, de Uberlândia e Goiânia. No décimo ano da sua fundação, um novo segmento foi incorporado: o de supermercados. A primeira loja foi inaugurada em grande estilo, no dia 7 de abril de 1973, em Uberlândia, na Avenida Afonso Pena, a principal via comercial da cidade.
Daí para frente, a nova empresa expandiu-se rapidamente, consolidando-se pela inovação e pioneirismo, sob o comando de Seu Nendo, tornando-se uma das maiores atacadistas do país, marcando definitivamente a trajetória empresarial de José Alves.
Com os negócios em alta, a concorrência, que em princípio era tímida, começava a querer ganhar espaço. Segundo os colaboradores relatam, um fazendeiro da região precisava de uma grande quantidade de arame para fazer sua cerca, adquirindo-o de um desses pequenos comércios de balcão, que ofereceu o produto por um custo atrativo.
Ao saber do caso, Seu Nendo indignado foi falar com os seus gerentes “Mas como, se nós somos os maiores compradores desse tipo de arame? Tínhamos que ter o melhor preço!” Os gerentes responderam: “acontece que eles vendem por um preço menor, porque o frete para transportar a mercadoria fica por conta do cliente”. Ao ouvir isso, Seu Nendo determinou: “então vamos abrir um atacado de balcão e atuar também neste mercado”.
Foi a partir desse episódio que teve início o comércio do tipo balcão batizado de “Boca Quente”, inaugurado em 18 de dezembro de 1974, em Goiânia. O empreendimento seguiu o mesmo exemplo dos outros empreendimentos de José Alves, foi um verdadeiro sucesso de vendas.
Esta história de sucesso foi interrompida precocemente em setembro de 1976, quando Seu Nendo sofreu grave acidente de automóvel em Goiás, vindo a falecer dois meses depois, aos 53 anos. De carroceiro a frentista, passando pela administração de armazéns até chegar ao ramo supermercadista, ele deixou um sólido Grupo Familiar, tendo como valores básicos a humildade, honestidade, determinação, trabalho duro e a excelência na qualidade dos produtos e serviços oferecidos por suas empresas.
A matriarca da família, Maria Dilda Alves (Dona Lia), assumiu um papel decisivo na condução e continuidade dos negócios na sucessão do grupo familiar. Iniciava-se uma nova fase para o Grupo, com a expansão e uma nova fase de diversificação dos negócios.
Dos setores tradicionais, atacado e supermercado, se somaram os de veículos, comunicação, pecuária, mineração, madeireira, entre outros. O Grupo estava presente em todos os estados brasileiros e na década de 1980 era considerado uma das maiores organizações empresariais do país.
O GJA entrou também para o ramo de bebidas por meio da franquia da Coca-Cola Company. Em fevereiro de 1988, inaugurou no município de Trindade (GO), a planta industrial da Refrescos Bandeirantes, fabricante dos produtos da Coca-Cola Brasil, atendendo os Estados de Goiás e Tocantins.
Em 1993, depois de promover as mudanças em sua estrutura societária, o Grupo passou a ser comandado por José Alves Filho. Seguindo o exemplo do pai, José Alves Filho começou cedo a trabalhar nos negócios da família, passando por diversas posições nas empresas do Grupo. Com a experiência prática e a formação em Administração de Empresas, José Alves Filho iniciou a reconstrução do patrimônio do Grupo. Alguns negócios cederam lugar para outros, mais oportunos e adequados às pretensões e vocações da família Alves e Faria. Tem início a era da gestão profissional no Grupo José Alves, com a inclusão de conceitos modernos como Governança Familiar e Governança Corporativa.
O Grupo José Alves passou então a investir em novos negócios estratégicos. Em janeiro de 1997, foi inaugurada a Rembal Embalagens, que abastece a Refrescos Bandeirantes e o mercado regional com garrafas descartáveis PET. A Rembal agilizou a produção dos produtos Coca-Cola, garantiu maior autonomia e menor volume dos estoques de garrafas.
O processo de verticalização do Grupo José Alves continuou com a abertura da Rebica Indústria e Comércio Ltda em 1999. A empresa proprietária da fonte de Mina da Lua, em Anápolis, fornecedora das águas minerais naturais Acqua Lia e Paola em Anápolis, Goiás. Hoje a Crystal Acqua Lia é líder absoluta do mercado de água mineral de Goiás e Tocantins.
Em agosto de 2000, diversificando os seus negócios através da entrada nos segmentos de educação, inaugura as Faculdades Alves Faria (ALFA) com o objetivo de formar executivos de alto desempenho para os desafios deste novo mercado. A partir de 2016 se tornou o Centro Universitário Alves Faria - UNIALFA. Em 2010, o GJA adquiriu a FADISP, localizada em São Paulo, especializada na área do direito da graduação ao doutorado. Recentemente, em 2020, inaugurou o Colégio ALFA, em Goiânia, expandindo para o segmento do ensino médio.
Em 2006, inaugurou a 3T Systems, empresa especializada em monitoramento e rastreamento de veículos. O empreendimento possibilita uma série de benefícios, que fortalecem a segurança, eficiência e controle de veículos.
A JL Real Estate, fundada em 2009, tem a missão de gerenciar a carteira imobiliária do GJA. A empresa é responsável pelo desenvolvimento, investimento, desinvestimento, incorporação, comercialização e administração de imóveis localizados em vários estados brasileiros e também nos EUA.
A entrada do Grupo José Alves (GJA), no setor da indústria farmacêutica, não foi por acaso. Isso fazia parte dos projetos e estratégias da família Alves Faria. Portanto, a VITAMEDIC é a concretização de um sonho realizado com a aquisição da Vitapan, no ano de 2015.
Mudou-se o nome de Vitapan para VITAMEDIC e o reposicionamento. Houve ainda a ampliação do portfólio de produtos, a remodelagem das embalagens, o alinhamento com a Superintendência de Vigilância Sanitária (Suvisa) e com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A N&L Indústria foi inaugurada em 2023 e é o mais novo empreendimento do GJA. Ela investe em soluções inovadoras em produtos de limpeza e de higiene, por meio das marcas: FLOM, BEM FAZ, GEO e KI JOIA. Mais de R$ 300 milhões foram investidos na moderna fábrica localizada na GO-060, na região de Trindade (GO).
Empreendedorismo é a palavra que melhor define a história do GJA. Essa competência foi adquirida ao longo de seis décadas de união familiar, trabalho, organização e ética nos negócios. O Grupo atua na busca incessante pelo crescimento - tendo o passado como aprendizado, a excelência no hoje e olhos voltados para o futuro.
O GJA nasceu, cresceu e continuará crescendo por meio de uma visão muito clara deixada pelo fundador do Grupo, José Alves: “Humildade e trabalho geram progresso”!